Dieta errada antes da gestação antecipa o parto.
Dieta errada antes da gestação antecipa o parto. Estatisticamente, uma em cada dez gestações em todo o mundo termina em um parto antes do tempo correto. Esse risco é influenciado por diversos fatores. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que a dieta da mãe antes da concepção é um desses fatores. O estudo foi publicado no “The Journal of Nutrition”.
Cientistas da Universidade de Adelaide analisaram os padrões de alimentação de 300 mulheres do sul da Austrália antes de elas engravidarem e os compararam com os resultados do parto. Essa análise mostrou que aquelas que ingeriam de maneira consistente uma dieta saudável, incluindo carne magra, peixe, frutas, legumes e cereais integrais, corriam um risco menor de parto antecipado.
As mulheres que consumiam principalmente alimentos de baixo valor nutricional, como alimentos feitos para viagem, batatas fritas, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em gordura saturada e açúcar, tinham maior propensão a ter partos antes do tempo. A probabilidade era 50 por cento maior.
O parto pré-termo é uma das principais causas de doenças e morte em bebês. Quanto melhor entendermos as razões, mais poderemos fazer para influenciar de maneira positiva a sobrevida e os resultados de saúde de longo prazo das crianças. A nutrição é considerada um fator importante nisso e é um fator que pode ser facilmente modificado. veja mais sobre nutrição neste site.