Diabéticos são beneficiados por bom café da manhã
De acordo com um estudo que eu assisti, apresentado no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EADS) em Barcelona.
Neste estudo, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da Universidade Hebraica de Jerusalém analisaram os efeitos de dietas diferentes com um café da manhã grande (CMG) ou café da manhã pequeno (CMP) sobre a glicemia e perfil hormonal de 59 participantes (33% versus 12,5% da ingestão calórica total diária), incluindo adultos com sobrepeso/obesos e diabéticos tipo 2 não insulino dependentes. A dieta CMG incluiu uma porcentagem maior de proteína e gordura.
Ao fim do acompanhamento, foram observadas reduções maiores de HbA1c que mede a glicemia média nos últimos três meses, e pressão arterial sistólica (PAS) no grupo CMG em comparação com CMP. A sensação de fome foi menor no grupo CMG e foi observada uma melhora maior na glicemia de jejum no grupo CMG.
A simples manipulação dietética da dieta com CMG rico em proteína e gorduras touxe benefícios adicionais em comparação com a dieta convencional de baixa caloria em indivíduos com diabetes tipo 2, disse a autora do estudo, Daniela Jakubowicz.
Este trabalho vem corroborar o trabalho que postei há uns 20 dias e que mostrava perda de peso muito maior nas pacientes que tomavam no café da manhã metade das calorias do dia em comparação com as pacientes cujo café da manhã continha apenas 14 % das calorias do dia.veja neste site