Diabetes e flora intestinal
De longa data se conhece as interrelações sobre diabetes e a flora intestinal e este artigo sueco, publicado na revista científica “Nature” pacientes diabéticos tipo 2 têm a flora intestinal alterada, vem corroborar os importantes trabalhos feito por pesquisadores Brasileiros, principalmente na UNICAMP..
Os cientistas compararam o gens das bactérias intestinais de mulheres portadoras de diabetes tipo 2 e baixa tolerância à glicose com o de um grupo sem a doença.
ACHADOS
Com base nas constatações, os pesquisadores desenvolveram um modelo que pode distinguir mulheres saudáveis das portadoras de diabetes tipo 2 pela análise da flora e fauna intestinal.
Prognóstico
De acordo com os cientistas suecos, este modelo teve um valor prognóstico melhor do que marcadores clássicos como o IMC e a deposição da gordura abdominal.
Este trabalho vem corroborar os esforços que temos feito para entender e tratar as alterações bacterianas no intestino dos obesos.
Há lactobacilos que se prescritos corretamente alteram o ambiente intestinal tornando-o mais favorável as bactérias que nos protegem destas doenças, obesidade e diabetes.Assim como da hipertensão e depressão.
Interessante também é o fato já conhecido, de que as bactérias, fungos e vírus intestinais ( que chegam a 700 trilhões) interfere também ( e as vezes são indutores) de outras patologias como a obesidade, a hipertensão e a depressão.
dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066