Desenhos ajudam pacientes a lidar com a doença
O humor pode ajudar a lidar com diversas situações mais facilmente, inclusive com as doenças crônicas. Pesquisadores da Universidade de Southampton mostraram que os desenhos podem ser uma forma benéfica de educar os pacientes dando a eles mais condições para lidar com a doença a longo prazo. Os achados foram publicados na revista científica “BMC Health Services Research”.
Com base na opinião dos pacientes, os pesquisadores criaram uma série de desenhos que demonstraram experiências, problemas e ansiedades comuns. Eles foram incorporados a um guia dado a pacientes portadores de doença renal crônica. Foi pedida a opinião dos pacientes sobre o uso dos desenhos e de humos nas informações dadas regularmente e, depois, foi pedido que eles avaliassem os desenhos para o guia.
Os resultados revelaram uma gama de sentimentos em relação aos desenhos, incluindo diversão, reconhecimento, hostilidade e incentivo para agir. De modo geral,
Os profissionais da saúde podem usar a abordagem de desenhos para ajudar os pacientes a participarem mais do tratamento de suas doenças, explicou a autora principal, Anne Kennedy. A coautora Anne Rogers acrescentou: “Os desenhos, feitos com base na opinião dos pacientes, têm potencial para ajudar a comunicar orientações importantes e ajudar os pacientes a lidarem com a doença, levantando a moral”.