Depressão após perda de peso.
A perda de peso é boa para a saúde de todos, mas isso não melhora necessariamente o humor. Muito pelo contrário. Um estudo britânico, publicado na “PLOS ONE”, encontrou que pessoas que perdem mais de cinco por cento do seu peso corporal em um período de quatro anos tiveram maior probabilidade de ficarem deprimidas.
Os pesquisadores da University College London estudaram 1.979 sujeitos com sobrepeso e obesos por quatro anos e analisaram a perda de peso, bem como a saúde psicológica e física. 14 por cento dos participantes perderam mais de cinco por cento do peso corporal inicial. Encontraram que essas pessoas que tinham perdido mais de cinco por cento do seu peso apresentavam 52 por cento mais probabilidade de relatarem humor deprimido.
Não se pode desestimular as pessoas a tentarem perder peso, o que tem benefícios físicos tremendos, mas não podemos deixar de dar atenção as mudanças do humor que isto pode acarretar. O trabalho cita que parte deste efeito pode estar na tentativa de resistir às tentações constantes de alimentos não saudáveis. Eu não concordo com esta afirmação visto que a depressão é uma das causas do ganho de peso.
Não se sabe quanto o humor muda quando é afetado pela troca da dieta para manter o peso.
Perder peso nos protege do diabetes, hipertensão doenças cardiovasculares e frequentemente a depressão é uma das causa da obesidade. Precisamos estar atento ao humor na gênese e no tratamento do excesso de peso.