Deficiência de vitamina D em gravidas é ruim
A Deficiência de vitamina D em gravidas é ruim conforme publicação de no BMJ de 3/2013
Foram revistos todos os trabalhos publicados sobre o assunto entre 1966 e 2012 objetivando entender as consequências dos níveis de vitamina D na gestante e consequências no parto e nos bebes.
Gravidas com níveis baixos da vitamina D tem risco aumentado para infecções vaginais, dão a luz a recém-nascidos menos pesados, mas não tem risco aumentado de cesáreas.
Os níveis desta vitamina devem ser monitorados e corrigidos já no primeiro trimestre da gravidez.
De modo geral a vitamina D diminui o risco do surgimento do diabetes tipo 2 e tipo 1. diminui também a frequência de insuficiência cardíaca, de tumores, de infecções e da osteoporose.
A vitamina D e´sintetizada após exposição ao sol por dez minutos sem filtro solar ou bronzeadores e nas horas de sol mais forte entre as 10 e as 15 horas.
Como vivemos sempre em situações de interior das residencias e escritórios torna se imprescindível que se suplemente com a vitamina D a todos.
Inúmeros trabalhos mostram diminuição do risco de surgimento de diabetes tipo 1 em crianças suplementadas. Em idosos a administração frequente desta vitamina diminui as quedas , a osteoporose e a perda da massa muscular.
E agora vários trabalhos tem mostrado a importância de que as gravidas também sejam acompanhadas em relação a esta vitamina!
Dra Flavia 3885 5066