Corridas curtas são tão saudáveis quanto longas
Correr segundo vários estudos é especialmente eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares. Pessoas que praticam a corrida em comparação com pessoas que não a praticam têm um risco 50 por cento mais baixo de morrer de doenças cardiovasculares.
Correr faz bem à saúde.
Correr faz bem à saúde. Os resultados de um estudo americano publicado no “Journal of the American College of Cardiology” mostram que isto não é apenas válido para treinos intensivos, mas também para quem pratica pequenas sessões de cinco a dez minutos por dia.
Pesquisadores da Universidade de Iowa (Ames) analisaram dados de mais de 55.000 adultos (com idades entre 18 e 100 anos) do Texas e os acompanharam por 15 anos. Eles descobriram que correr regularmente aumenta a expectativa de vida em aproximadamente três anos, em comparação com não corredores.
Entretanto, a duração, distância ou velocidade não foram decisivos. Correr em uma velocidade de menos de dez quilômetros por hora beneficia a saúde tanto quanto correr mais rápido. Jogging também pode ser substituído por uma caminhada rápida diária de 15 minutos.
Como todo exercício os benefícios para o organismo são imensos. Conforme artigos presente neste site a atividade física e previne e atenua as demências da idade, principalmente o Alzheimer.
Pode se iniciar um program de atividade física diminuindo a sedentariedade. Fazendo percursos a pé, subindo alguns lances de escada ante de pegar o elevador. Vá ao jornaleiro em vez de receber o jornal em casa. Aos maiores de 40 anos há recomendação é de que inicie também um trabalho de musculação.
A perda de peso é igual com exercícios aeróbicos, resistidos ( musculação) ou a combinação dos dois. Os exercícios que aumentem a massa muscular propiciam um gasto metabólico, mesmo em repouso, por gastar mais energia para manter a massa muscular obtida. Este gasto extra colabora muito para a manutenção, ou perda de peso e ainda melhora a postura.