Contraste iodado não provoca lesão renal
Por décadas, o uso de material de contraste iodado intravenoso para imagens de tomografia computadorizada aumentou a preocupação de que poderia lesionar os rins. Isso agora foi refutado por um estudo dos EUA publicado na “Radiology”.
Os pesquisadores da Mayo Clinic analisaram os dados de 21.346 pacientes que foram submetidos ao diagnóstico por imagem de Tomografia pélvica, abdominal ou torácica entre 2000 e 2010. Desses, 10.673 foram submetidos à Tomografia com material de contraste intravenoso e o mesmo número sem material. Os dois grupos foram comparados por fatores clínicos e demográficos.
Nos 30 dias após a imagem de TC, não foram encontradas diferenças significativas na taxa de lesão renal aguda nos grupos (4,8 por cento nos pacientes com exposição ao contraste e 5,1 por cento nos pacientes sem exposição). Além disso, não houve diferenças nas taxas de morte e diálise de emergência. Esses resultados também foram confirmados em pacientes com função renal comprometida e outras doenças, como diabetes ou insuficiência cardíaca congestiva e que foram considerados como um grupo de risco.
disse o autor do estudo, Robert J. McDonald.