Consumo, mesmo moderado de álcool, é nocivo para coração idoso.
O consumo de álcool baixo a moderado é em geral associado a efeitos positivos no coração. No entanto, o resultado de um estudo americano publicado na revista “Circulation: Cardiovascular Imaging” agora indica que mesmo o consumo moderado de álcool pode prejudicar o coração de pessoas idosas.
O estudo
Cientistas da Universidade de Harvard estudaram o consumo semanal de álcool em 4.466 pessoas com média de idade de 76 anos. Este consumo foi correlacionaram ao tamanho, estrutura e função do coração. Beber de forma “moderada” foi definido como até duas bebidas alcoólicas por dia para os homens, e até uma por dia para mulheres. Portanto dentro da quantidade considerada segura.
Quanto mais a pessoa bebe, maiores são as alterações da estrutura e função cardíacas. Nos homens, a ingestão de mais de duas bebidas alcoólicas por dia foi vinculada ao aumento da área cardíaca. Nas mulheres, mesmo o consumo moderado (uma bebida por dia) já levou à redução da função cardíaca.
As mulheres parecem ser mais suscetíveis do que os homens aos efeitos tóxicos do álcool no coração assim como em todo o organismo. Esta “fragilidade” pode potencialmente contribuir para um maior risco de cardiopatia alcoólica, para qualquer nível de ingestão de álcool. Esta menor resistência das mulheres ao álcool se deve ao fato de que o figado feminino é menor e tem uma capacidade diminuída de metabolizar o álcool. Em todo o caso, os resultados reforçam que o álcool somente deve ser consumido em quantidades muito moderadas,pois o consumo é nocivo para o coração idoso.
veja tambem: https://www.drjoffre.com.br/atividade-fisica-protege-idosos-de-alzheimer/