Consequências da osteoporose: microfraturas e fraturas.
A diminuição da densidade óssea é a expressão do enfraquecimento ósseo que pode ser a osteopenia ou a osteoporose.
Podemos dizer, portanto, que este processo leva o esqueleto há um risco maior de fraturas e a microfraturas. Além de causar dores, estes problemas podem gerar deformidades na coluna vertebral e dificultar a movimentação do corpo.
por eta razão é Importante fazer o diagnóstico antes do advento das fraturas. Este diagnostico deve ser feito pela densitometria óssea e pela dosagem do CTX1.
O CTX1 é um exame no sangue que mede os niveis de uma proteina que deveria estar nos ossos. Assim sendo se ela estiver aumentad no sangue é sinal de perda ossea.
O primeiro sinal de osteoporose pode ser uma fratura!
Frequentemente fraturas na coluna em idosos com osteoporose podem decorrer de um trauma banal (descer um degrau de uma escada ou virar-se para traz bruscamente). Muitas vezes ocorre mesmo na ausência de traumas, quando o simples aumento de peso do indivíduo pode causar uma fratura dos ossos fragilizados pela doença.
Consequências das microfraturas e fraturas
As fraturas podem ser divididas em dois tipos:
As que causam dor aguda numa determinada área do corpo e as que causam dores de maior duração e não localizadas. Estas são as microfraturas, que costumam surgir principalmente na região lombar.
Esta é a razão pela qual se voce tem dor nas costas peça a seu médico que peça densitometria ossea ou raioX da coluna!
As microfraturas podem provocar uma série de problemas para a coluna vertebral e para todo o corpo.
Entre as possíveis consequências estão deformidades na coluna, anomalias na postura, diminuição da estatura. Além de dores intensas e sobrecarga nos músculos, ligamentos e articulações.
HÁ Tratamentos especificos de acordo com a gravidade do caso
É importante que o paciente que se saiba portador de osteopenia ou osteoporose faça consultas regulares para acompanhar o evoluir do problema.
Assim sendo, muitas vezes o paciente só fica sabendo que tem osteoporose por sofrer uma fratura.
É frequente que o paciente só fique sabendo da perda ossea quando em consultas por outro problema de saúde. E muitas vezes continua a não se tratar da perda ossea. Esta pode vir a ficar mais grave do que a queixa que o levou ao profissional que fez o diagnóstico da perda ossea.
Quando o diagnóstico é precoce
A grande maioria dos casos responde com tratamentos conservadores. Temos de lemnrar que quadros dolorosos que não são tratados, podem evoluir, para necessidade de tratamentos cirúrgicos com ortopedistas.
A osteoporose é uma doença osteometabólica, caracterizada por diminuição progressiva da massa óssea. Por assim dizer com modificações na arquitetura do osso, levando à diminuição da resistência óssea e a um maior risco de fraturas.
Assim vale lembrar que ocorre reabsorção óssea, decorrente de uma atividade osteoclástica (a célula encarregada de destruir o osso envelhecido) acelerada – que é a osteoporose pós-menopausa, geralmente apresentada por mulheres mais jovens, a partir dos 50 anos. Ha perda de osso pós menopausa chega ha 3 kg por ano.
Por outro lado a osteoporose senil funciona da seguinte forma: Há reabsorção óssea normal ou ligeiramente aumentada, associada a uma atividade osteoblástica (célula encarregada de formação de osso novo) diminuída, com formação óssea reduzida – É desta forma que ocorrre a osteoporose senil. Tambem chamada de involução, mais frequente nas mulheres e homens, a partir dos 70 anos.
A diminuição da massa muscular tambem tem um efeito determinante.
veja neste site sobre a perda muscular pela idade-sarcopenia. https://www.drjoffre.com.br/perda-muscular-sarcopenia/
Isto quer dizer que quando a mulher entra na menopausa, pelo balanço hormonal ela começa a absorver menos o cálcio da alimentação e diminui, também, a sua capacidade de incorporar o cálcio no tecido proteico ósseo.
outros fatores
Existem outros fatores associados à osteoporose, como o sedentarismo, a alimentação com pouco cálcio, a falta de vitamina D (tomar pouco sol). Tudo isso colabora para a diminuição da densidade do osso
Dr. Joffre Nogueira Filho 3885 5066
Al Lorena,638 cj91
www.drjoffre.com.br
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho
Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:
Whey protein baunilha
Kit para musculação até 20 kg