Como seu metabolismo determina quantas calorias você queima todos os dias.
Seja lento ou rápido, veja como seu metabolismo influencia quantas calorias você queima todos os dias.
se quer informações sobre causas não alimentares da obesidade vá para o link
Como saber se tenho um metabolismo mais baixo que o normal?
É uma queixa comum para quem quer perder ou manter o peso.
Quando as pessoas falam sobre um metabolismo rápido ou lento, o que elas realmente querem saber é quantas calorias seu corpo queima no decorrer do dia.
A ideia é que alguém com um metabolismo mais lento vai gastar menos energia (calorias) para fazer a mesma tarefa que alguém com um metabolismo mais rápido.
Mas a velocidade do metabolismo realmente varia tanto de pessoa para pessoa?
Poderia explicar as diferenças de peso – ou melhor poderia explicar as dificuldades maiores ou menores para perder peso?
Os estudos publicados sobre este tema envolvem fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos que influenciam o nosso gasto energético. Mas sem sombra de dúvida o que mais influência nossas diferenças individuais no gasto energético são as diferenças na composição corporal de cada um.
E esta é uma questão complicada. – E qualquer que seja a velocidade atual do seu metabolismo, há coisas que podem empurra-lo para velocidades mais baixas ou mais altas.
As necessidades de energia do seu corpo
Metabolismo é um termo biológico que se refere a todas as reações químicas necessárias para manter a vida em um organismo. Seu metabolismo realiza três tarefas principais: converter alimentos em energia. Quebrar os alimentos em proteínas, lipídios, ácido nucléico e alguns carboidratos, construir ou regenerar nossos órgãos. E eliminar o que tiver sobrado destes processos.
Se você está preocupado com a velocidade de seu metabolismo, provavelmente está focado em quanta energia está obtendo dos alimentos que ingere e em quanto seu corpo está usando. O valor energético de um alimento é medido em calorias.
Suas necessidades calóricas podem ser divididas em duas categorias.
A taxa metabólica basal é a quantidade mínima de calorias necessária para manter seu organismo em repouso. O gasto de energia em repouso é a quantidade de calorias que seu corpo usa enquanto descansa ou dorme – cerca de 60% -65% de seu gasto total de energia.
Esta taxa não leva em consideração as calorias de que você precisa para sustentar tudo o que você faz – locomoção ou gasto de energia da atividade (25%-30%), pensamento e até mesmo digestão de alimentos (5%-10%).
Portanto, seu gasto total de energia combina os dois: seu gasto de energia em repouso mais seu gasto de energia para outras atividades.
Chegando a um número
As necessidades calóricas diárias estimadas para uma mulher adulta de 57 kg variam de 1.600 a 2.400 calorias por dia.
Para um homem de 70 quilos, as necessidades calóricas diárias podem variar de cerca de 2.000 a 3.000 calorias por dia.
Isso é cerca de 25 a 30 calorias por quilo de peso corporal.
Em contraste, os bebês queimam cerca de 120 calorias por quilo de peso por dia.
Este requisito diminui continuamente à medida que a criança cresce. Portanto, os bebês têm o metabolismo mais alto de todos. Essa exigência de calorias extras é necessária para o crescimento.
Portanto, se duas mulheres com o mesmo peso podem ter necessidades calóricas que variam em até 30%, isso significa que a mulher cujo corpo gasta mais calorias tem um metabolismo mais rápido do que a mulher cujo corpo usa menos calorias? Não necessariamente. Uma mulher pode passar mais do seu dia fisicamente ativa e, portanto, precisar de mais energia para impulsionar seu trajeto a pé e as aulas de kickboxing depois do trabalho, por exemplo. Uma medida da sedentariedade que tem se mostrado cada vez mais presente nos estudos sobre ganho ou perda de peso são o número de horas de telinha (computador e televisão) que influenciam muito a sedentariedade de cada um. Trabalhos recentes mostraram que as pacientes que diminuíram suas horas de televisão perderam peso. (evidentemente movimentaram -se mais!!)
Além dessas linhas de orientação aproximadas, há muitas maneiras de estimar o gasto de energia total e em repouso, se você quiser descobrir as necessidades calóricas específicas do seu corpo. Em nossa clinica utilizamos os aparelhos de bioimpedância que dão em seu relatório habitual o gasto calórico em repouso
Outras formas é medir o gasto de oxigênio utilizado e o gás carbônico eliminado é a chamada calorimetria indireta.
Fatores que influenciam a taxa metabólica
A taxa metabólica e as necessidades calóricas variam de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como genética, sexo, idade, composição corporal e quantidade de exercícios que você faz.
O estado de saúde e certas condições médicas também podem influenciar o metabolismo. Por exemplo, um regulador do metabolismo é a glândula tireóide. Quanto mais tiroxina a glândula tireoide de uma pessoa produz, maior será a taxa metabólica basal dessa pessoa.
Outras condições médicas que influenciam a taxa metabólica basal até por influir na composição metabólica são: perda muscular (atrofia), fome prolongada, distúrbios musculares, depressão e diabetes.
Há fatores que que influenciam a composição corporal. Por exemplo, uma mulher com excesso de peso com uma composição corporal de 40% de gordura corporal e 35 quilos de massa muscular queimará menos calorias enquanto descansa do que uma mulher com 30% de gordura corporal e 50 quilos de massa muscular; o tecido muscular é mais metabolicamente ativo do que o tecido adiposo do corpo.
É também por isso que a taxa metabólica basal diminui com a idade.
Conforme as pessoas envelhecem, elas geralmente perdem massa muscular e ganham tecido adiposo – o que equivale a uma diminuição na taxa metabólica basal de aproximadamente 1% a 2% por década.
Se você realmente deseja dar uma sacudida em seu metabolismo, a maneira mais fácil é aumentar sua massa muscular e seu nível de atividade. Ao aumentar a massa muscular, você também aumentará o número básico de calorias necessárias para manter esses músculos. Em vez de reclamar de um metabolismo lento, você pode tentar aumentá-lo mantendo se em atividade física no seu plano diário de vida. Inúmeros trabalhos aliam a perda de peso a maior atividade física.
dr. joffre Nogueira Filho – 3885 5066
dr.joffre@uol.com.br
you tube çlinicadrjoffrenogueira