Comer peixe prevenir o reumatismo
.
Um novo estudo sueco publicado nos “Annals of Rheumatic Diseases” revelou que a ingestão regular de peixe por anos reduz significativamente o risco de desenvolver artrite reumatoide. As mulheres que comiam uma ou várias porções de peixe regularmente havia dez ou mais anos apresentaram um risco de reumatismo 29% mais baixo do que aquelas que não mantinham este hábito.
Cientistas do Karolinska Institutet reuniram informações sobre os hábitos dietéticos de mais de 32.000 mulheres nascidas entre 1914 e 1948. As participantes preencheram um questionário sobre ingestão alimentar, altura, peso, maternidade e grau de escolaridade entre 1987 e 1990, e outro questionário semelhante em 1997. Entre 2003 e 2010, foi realizado o rastreamento de saúde das mesmas.
Durante o período monitorado, 205 mulheres tiveram o diagnóstico de artrite reumatoide. Entre aquelas que desenvolveram o quadro, mais de uma em quatro (27 %) apresentava uma ingestão alimentar de ômega 3 PUFA (ácido graxo poli-insaturado) inferior a 0,21 g/dia, comparado a uma em cinco mulheres em todo o grupo que consumia essa quantidade.
A ingestão regular de uma ou mais porções de peixe a cada semana foi ligada a uma redução geral de 29% no risco de desenvolver artrite reumatoide. As mulheres que ingeriram uma porção de peixe oleoso ou quatro de peixe magro por semana, tanto em 1987 como em 1997, apresentaram metade do risco (52 % mais baixo) de artrite reumatoide em comparação com as mulheres que consumiam menos nos dois anos.
“A associação inversa entre o consumo de peixe [e a artrite reumatoide] pode ser atribuída principalmente ao conteúdo de [ômega] 3 PUFAs de cadeia longa”, concluem os autores, acrescentando que seus achados indicam um papel importante em potencial para essas substâncias no desenvolvimento da doença.