Cinco porções diárias de frutas e legumes é o limite saudável
Consumir cinco porções de frutas e legumes por dia é uma recomendação nutricional bem conhecida. Até essas cinco porções, foi verificado um risco menor de morte. Entretanto, de acordo com uma meta-análise publicada no “The BMJ”, aumentar esse consumo não aumenta o efeito positivo.
Com base em resultados inconsistentes em relação à questão se o aumento do consumo de frutas e legumes aumenta os benefícios à saúde, cientistas estadunidenses e chineses conduziram uma meta-análise envolvendo 16 estudos. Estes incluíram 833.234 sujeitos e 56.423 mortes.
Os pesquisadores descobriram que para cada porção adicional de frutas e legumes, o risco de morte por qualquer causa foi reduzido em cinco por cento e o de doenças cardiovasculares diminuiu em quatro por cento. Porém, os pesquisadores descobriram que o limite está em cinco porções por dia. Cada porção além destas cinco não reduziu ainda mais o risco de morte.
Entretanto, o consumo de frutas e legumes não teve efeito no risco de morte por câncer, dizem os médicos. O impacto de fatores como obesidade, inatividade física, tabagismo ou alto consumo de álcool é significativamente maior.