Cérebro de homens e mulheres são diferentes
Este estudo foi publicado na revista científica “PNAS”. Não é novidade que homens e mulheres dançam músicas diferentes. Pesquisadores norte-americanos podem ter acabado de descobrir uma razão possível para isso: as diferenças na conectividade do cérebro.
Cientistas da Universidade da Pensilvânia na Filadélfia analisaram conexões cerebrais em quase 1.000 crianças, adolescentes adultos jovens de 8 a 22 anos.
Para a análise, os pesquisadores dividiram o cérebro em 95 regiões. O estudo mostrou que o cérebro masculino é otimizado para a comunicação entre os hemisférios. Por exemplo, sub-regiões individuais do cérebro tinham muitas ligações com as regiões imediatamente vizinhas. Assim, houve mais conexões locais, de curto alcance. Nas mulheres, por outro lado, os pesquisadores encontraram mais conexões nervosas de longo alcance, principalmente entre os dois hemisférios cerebrais.
Somente o cerebelo mostrou o padrão contrário: nele, os homens apresentavam mais conectividade entre os hemisférios e as mulheres, dentro de cada hemisfério. Além disso, o estudo revelou que as diferenças de sexo aumentam com a idade.
As diferenças anatômicas podem explicar as propriedades diferentes frequentemente observadas em homens e mulheres, disse o relatório. Por isso, em razão da estrutura cerebral, os homens são melhores para processar suas percepções em ações coordenadas, enquanto as mulheres são melhores para combinar informações analíticas e intuitivas.