Causas do sofrimento – uma reflexão
Duas causas são responsáveis por grande parte do sofrimento psíquico. A falta de clareza a respeito da natureza e objetivo dos desejos e a constante repetição(consciente ou inconsciente) de atitudes, hábitos, valores, esquemas de ação, etc. que foram eficazes no passado, aplicados no presente.
Esta tendência à repetição e o relativo desconhecimento das pessoas a respeito de si mesmas (“dize-me o que desejas e te direi quem és”) geram desadaptações, inadequações, desconforto etc. e sintomas associados.
As medicações são utilizadas amplamente e são condições necessárias para eliminação destes sintomas (ansiedade, pânico, depressões leves, etc.). Entretanto, não são suficientes na manipulação da origem destas ocorrências. O paciente deverá rever e transformar alguns aspectos de seu estilo de ser e de estilo de vida; isto é, deverá repensar seus desejos, suas repetições e hábitos.
O espaço terapêutico e a prática psicoterápica são elementos essenciais para este processo. Não é preciso estar ou ficar doente para inicia-lo.
“conhece-te a ti mesmo” velho preceito socrático continua muito atual e é um caminho seguro em direção ao bem estar físico e mental.
Dr Sergio Tonello