Cafeína reduz disfunção erétil.
Cafeína reduz o risco de disfunção erétil, portanto o consumo de café ou de outras bebidas cafeinadas com certeza reduz a probabilidade de os homens terem uma disfunção erétil (DE). Este é o resultado de um estudo americano publicado na “PLOS One”.
Cientistas da Universidade do Texas, em Houston, analisaram dados do estudo de Pesquisa Nacional de Análise da Saúde e Nutrição. As informações sobre o consumo de café e a presença de DE foram avaliadas usando questionários.
Descobriu-se que o consumo de 85 a 170 miligramas de cafeína por dia – cerca de duas a três xícaras – protege contra a DE. Em comparação a homens que não bebem nenhuma cafeína, o risco foi 42 por cento menor. A ingestão diária de 171 a 303 miligramas de cafeína reduziu o risco em 39 por cento.
O efeito protetor também foi encontrado em pessoas com sobrepeso ou obesas, e também em homens com pressão alta. Porém, em diabéticos não ocorreu esta proteção. O diabetes é um dos fatores mais importantes para a DE.
De acordo com os pesquisadores, a proteção contra a impotência pode ser atribuída a uma série de efeitos farmacológicos que são desencadeados pela cafeína. Esses efeitos levam ao relaxamento das artérias penianas e dos músculos em volta do corpo cavernoso, aumentando, desse modo, o fluxo sanguíneo. O comprometimento arterial promovido pelo diabetes impede a ação da cafeina não proporcionando os beneficios semelhante aos não portadores desta patologia.