Benefícios do ácido fólico antes da concepção
- 02/12/2014
A suplementação com ácido fólico antes da gravidez é benéfica. Este é o resultado de um estudo britânico que foi publicado na “An International Journal of Obstetrics and Gynaecology”. Os suplementos reduziram a probabilidade de o bebê ser pequeno para a idade gestacional (PIG) no nascimento.
O estudo incluiu dados de 108.525 gestações no Reino Unido. 84,9 por cento das mulheres haviam tomado suplementos de ácido fólico. Os registros do início da administração de ácido fólico estavam disponíveis para 39.416 mulheres – 25,5 por cento já haviam tomado os suplementos antes da concepção.
Na população total do estudo, a proporção de bebês cujo peso era menor que o normal foi de 13,4 por cento. Uma análise mais detalhada mostrou que a taxa mais alta foi encontrada nas crianças cujas mães não tinham tomado ácido fólico.
A comparação entre a ingestão antes e após a concepção mostrou que porcentagem de crianças com PIG era maior nas mães que tinham tomado ac. fólico só após a concepção.
Segundo o autor a ingestão aumentada de ácido fólico antes da gravidez e durante o primeiro trimestre poderia ter benefícios significativos diminuindo o porcentual de crianças nascidas com baixo peso e as consequências para a saúde destas crianças.