Avaliação dos cigarros eletrônicos
Especialistas
Introdução
Os cigarros eletrônicos podem fornecer nicotina e mitigar a abstinência ao tabaco, sendo usados por muitos fumantes para auxiliar nas tentativas de cessação do hábito de fumar. Foi investigado se os cigarros eletrônicos são mais eficazes do que os adesivos de nicotina em ajudar os fumantes a parar de fumar.
Fumantes que desejavam parar de fumar foram aleatoriamente divididos nos grupos de cigarros eletrônicos com 16 mg de nicotina, adesivos de nicotina (adesivo de 21 mg, um por dia) ou cigarros eletrônicos placebo (sem nicotina), a partir de 1 semana antes até 12 semanas depois do dia de interrupção do fumo, com apoio comportamental de baixa intensidade via aconselhamento telefônico voluntário
Constatações
Seiscentas e cinquenta e sete pessoas foram aleatoriamente divididas em grupos (289 para os cigarros eletrônicos com nicotina, 295 para os adesivos e 73 para cigarros eletrônicos placebo) e incluídas na análise por intenção de tratar. Aos 6 meses, a abstinência verificada foi de 7,3% com cigarros eletrônicos de nicotina, de 5,8% com adesivos e de 4,1% (três de 73) com cigarros eletrônicos placebo para os cigarros eletrônicos com nicotina x placebo 3,16. A abstinência foi substancialmente menor do que o previsto para o cálculo da significância.
Assim tivemos significância estatística insuficiente para concluir a superioridade dos cigarros eletrônicos com nicotina com relação aos adesivos ou cigarros eletrônicos placebo.
Interpretação
Os cigarros eletrônicos, com ou sem nicotina, foram modestamente eficaz em ajudar os fumantes a cessar o hábito, com abstinência semelhante à obtida com adesivos de nicotina, e poucos eventos adversos. Há incertezas sobre o lugar dos cigarros eletrônicos no controle do tabaco.