Aumento do numero de diabéticos
Principais pontos qual a razão do aumento de diabéticos?
- Novos dados do mostram que quase 1 em cada 6 adultos americanos agora tem diabetes.
- Homens são mais propensos à doença de açúcar no sangue do que mulheres, e idade e peso são fatores importantes
- Cerca de 4,5% dos adultos têm diabetes, mas não sabem disso
QUARTA-FEIRA, 6 de novembro de 2024 (HealthDay News) — Quase 16% dos adultos americanos — próximo de 1 em cada 6 — agora têm diabetes, de acordo com os dados mais recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).
Qual a causa do aumento do numero de diabéticos
O aumento do numero de diabéticos sem duvida, ocorre pelo aumento da idade e da circunferência abdominal que aumentam muito as chances da doença. Ela ocorre quando o corpo não utiliza a insulina adequadamente, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Se não controlado, o diabetes pode ser incapacitante e até fatal.
A grande maioria (95%) dos casos de diabetes é de diabetes tipo 2. Isto ocorre quando as células do corpo não respondem à insulina como deveriam. A insulina regula os níveis de açúcar no sangue. O diabetes tipo 2 está fortemente associado ao excesso de peso.
Os novos dados, coletados de meados de 2021 até meados de 2023, mostraram um grande aumento nas taxas de diabetes desde 1999-2000, quando 9,7% dos adultos americanos tinham a doença.
Há progressão no aumento de diabéticos é preocupante?
Houve uma diferença significativa nas taxas de diabetes entre os gêneros em 2023. Quase 1 em cada 5 homens (18%) têm a doença, em comparação com 13,7% das mulheres, segundo pesquisadores do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (NCHS) do CDC.
Como era esperado, as taxas de diabetes aumentaram com a idade: enquanto apenas 3,6% dos adultos com menos de 40 anos tinham a doença, as taxas subiram para 12,1% entre aqueles de 40 a 59 anos e para 20,5% entre pessoas com 60 anos ou mais.
A obesidade também foi um fator relevante: quase um quarto (24,2%) dos adultos obesos agora têm diabetes, segundo o relatório do NCHS. Isso se compara a 12,3% das pessoas com sobrepeso, mas não obesas, e 6,8% dos adultos com peso normal ou abaixo do peso.
Por fim, a educação também parece influenciar: enquanto cerca de 1 em cada 5 (19,6%) americanos com diploma de ensino médio são diabéticos, a taxa cai para 10,7% entre aqueles com diploma universitário, observaram os pesquisadores.
Isto quer dizer que o relatório, publicado em 6 de novembro como um NCHS Data Brief, também destacou que muitos casos de diabetes não são diagnosticados. Em outras palavras, representando um verdadeiro risco à saúde: cerca de 4,5% dos adultos americanos têm diabetes, mas não sabem disso.
Qual a gravidade deste aumento de diabéticos?
Esse é um perigo oculto, segundo os pesquisadores, porque “níveis de glicose descontrolados ao longo do tempo podem afetar múltiplos sistemas de órgãos, incluindo o sistema nervoso, os rins, os olhos, o coração e os vasos sanguíneos.”
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho