Aumento da mama em meninos
O nome do aumento da mama em homens é ginecomastia e pode ocorrer em adultos, na fase da puberdade e em crianças. Em cada fase há procedimentos específicos para se diagnosticar o problema e tratar.
Hoje vou falar sobre a ginecomastia da puberdade
A Ginecomastia da puberdade é consequência da transformação de hormônios, produzido nos testículos, que sofrem modificações no tecido mamário. Este quadro é frequente e só devemos tratar se o volume da mama é muito grande, se o crescimento é muito rápido, se é unilateral ou se incomoda psiquicamente o paciente. Algo que ajuda a confirmar esta hipótese é o histórico familiar paterno. Há uma alteração genética, que leva a uma hipersensibilidade aumentada dos receptores estrogênicos na mama, que predispõem o garoto se isto já ocorreu na família paterna.
Deve-se afastar ainda uso de álcool (etilismo), e dosar alguns hormônios, sobretudo para afastar a possibilidade de neoplasias testiculares (estradiol, beta-HCG e alfa-fetoproteina). Se houver redução da libido (dosa-se ainda prolactina, FSH, LH, estradiol e testosterona para afastar-se hipogonadismo). Aumento das mamas bilateral, se obeso afastar lipomastia (USG das mamas) Se o aumento mamário for unilateral, deve-se afastar outras possibilidades além da ginecomastia: linfangioma, cisto dermóide, e neoplasia mamária (rara em homens, porém muito agressiva.) A ginecomastia puberal pode perdurar por vários anos, e o tratamento deve ser feito de perto sob o devido acompanhamento clínico por um endocrinologista.