Atividade física protege idosos de Alzheimer.
Idosos que praticam atividades físicas regularmente possuem um volume cerebelar ( que é uma parte do cérebro) de, em média, 8,39% maior que os sedentários. Este fator reduz as chances de desenvolvimento de doenças degenerativas e é provável, portanto que a atividade física proteja idosos de Alzheimer e Parkinson.
A pesquisa, realizada por Wesley de Paulo Silvério, estudante de Biomedicina da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que o cerebelo – região responsável pela aprendizagem motora e pelos movimentos – de indivíduos que não se exercitam sofre uma atrofia.
O estudo
Para chegar a essa conclusão, o pesquisador analisou imagens volumétricas obtidas através de ressonância magnética de 20 idosos. Estas imagens foram adquiridas em um intervalo menor do que 24 horas após o falecimento. As imagens analisadas foram divididas em dois grupos: o dos sedentários (cinco mulheres de 78 anos e cinco homens de 66) e o dos que praticavam exercícios (cinco homens de 62 anos e cinco mulheres de 60). Informações adicionais sobre as atividades físicas realizadas pelos idosos foram fornecidas pelas famílias.
Resultados
Através do trabalho, foi revelado, também, um aumento do volume encefálico: nos idosos fisicamente ativos, o aumento foi de 6,52%. Como a diminuição de algumas áreas cerebrais é que fazem o diagnóstico por imagem destas doenças cerebrais degenerativas , o maior volume cerebral encontrado nos individuo ativos podemos concluir que a atividade física protege idosos contra o Alzheimer e Parkinson.
Estudos na área da saúde cardiovascular já mostraram que mesmo incio tardio da atividade física promovem um efeito protetor quanto aos infartos e derrames. Interessante que mesmo períodos curtos como 10 minutos por vez, 3 vezes por dia já tem este efeito protetor. Vale lembrar que em todas as fase da vidas atividade física é muito benéfica e ajuda a tratar e a afastar o diabetes , a hipertensão e a dislipidemia.
Não há melhor medicação do que atividade física.- Dr Joffre 3885 5066
veja mais:https://www.drjoffre.com.br/exercicio-antes-tarde-do-que-nunca/