Amamentar mais tempo aumenta o QI e ganho financeiro do bebe.
Amamentar a criança por mais tempo é, aparentemente, benéfico para o desenvolvimento do cérebro da criança. Segundo um estudo brasileiro apresentado na revista “The Lancet Global Health”, amamentar pode ajudar a aumentar a inteligência e a capacidade de ganho financeiro no futuro.
Pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas incluíram 3.493 indivíduos nascidos em 1982 no estudo. Foram coletadas informações sobre amamentação durante a primeira infância. Os participantes fizeram um teste de QI na idade média de 30 anos e também foram coletadas informações sobre seu desempenho escolar e renda.
Depois de controlar quanto a vários fatores de influência, a equipe observou que crianças amamentadas por até 12 meses ganhavam em média quatro pontos na escala de QI, tinham um nível de escolaridade maior e uma maior renda na idade de 30 anos comparado àquelas que haviam mamado por menos de um mês.
“O provável mecanismo por trás dos efeitos benéficos do leite materno sobre a inteligência é a presença de ácidos graxos saturados de cadeia longa (DHAs) encontrados no leite materno, que são essenciais para o desenvolvimento do cérebro”, disse o autor do estudo Bernardo Lessa Horta. Ele acrescentou que os achados também sugerem que a quantidade de leite consumido também importa.