Alteração do paladar engorda
Costumo dizer que há muitos fatores ignorados no desencadeamento desta doença crônica tão grave que é a obesidade. Esta é a razão da dificuldade de se tratar convenientemente os obesos e a forma simplista de se resolver isto é colocar a culpa na vitima, no próprio obeso. O trabalho a seguir é mais argumento sobre o pensamento expresso acima.
Pesquisadores da Universidade de Buffalo (Nova York) compararam 25 camundongos de peso normal com o mesmo número de animais da mesma ninhada alimentados com dieta rica em gorduras e que, portanto, se tornaram obesos. Os resultados mostraram que os animais obesos não somente apresentavam menos células gustativas na língua, mas que elas também tinham menor percepção dos sabores. Isto foi percebido principalmente para os alimentos doces, mas também foi demonstrado em alimentos amargos.
Já se sabia que a obesidade leva a alterações no cérebro e nos nervos do sistema periférico do paladar – Mas este estudo demonstra que o ganho de peso diminui fisicamente a percepção dos sabores. Este trabalho foi publicado na revista científica “PLOS One” e especula-se que também pode haver efeitos diretos sobre nervos na língua que atuam no paladar. Em camundongos obesos, houve reação significativamente mais fraca a diferentes estímulos gustativos.
supõe a autora principal do estudo, Kathryn Medler. Essa também pode ser uma das razões pelas quais os obesos comem mais.