Alimentos gordurosos e doces podem remodelar o cérebro e levar a comer mais
Você sabia que eles nos engordam mais do que as calorias que eles contem?
Sabemos que alimentos gordurosos e açucarados podem aumentar nossas cinturas. Mas não se sabia que podem provocar alterações cerebrais! Publicado neste mês ( 08/19) na revista Science.
Pesquisadores descobriram, agora, que em ratos, trocar a dieta padrão por uma dieta mais gordurosa altera a atividade de certos neurônios. Isto ocorre nos neurônios que regulam a alimentação, gastando os “freios” celulares que limitam a ingestão.
Se o mesmo acontece com as pessoas, a descoberta pode ajudar a explicar nossa tendência a comer demais.
A pesquisa – por que Alimentos gordurosos e doces nos levam a comer mais?
Neurobiologistas americanos e ingleses, estudando o mecanismo de fome em ratos, perceberam que quando o animal era colocado em uma dieta com mais gordura e açúcar os neurônios envolvidos sofriam alterações. Estas alterações aumentavam a fome dos animais.
Eles observaram as células enquanto os ratos lambiam água açucarada de uma bica. Se um rato magro tivesse acabado de comer, os neurônios estavam mais ativos e mais prontamente freavam a alimentação do animal.
Quando os ratos engordaram as células se tornaram mais lentas para diminuir a fome do rato. Isto provocava um maior volume de calorias ingeridos.- Alimentos gordurosos e doces nos levam a comer mais
E daí?
Uma interpretação do estudo: comer regularmente alimentos doces e gordurosos “muda o funcionamento dos centros de apetite do nosso cérebro”.
“E ao tornar o cérebro menos sensível às coisas doces, significa que vamos comer mais do que precisamos”.
Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066
www.drjoffre.com.br
Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista
11 3885 5066 e 11 99383 7780
@clinicadrjoffrenogueira
facebook.com/clinicadrjoffrenogueira
Youtube .com/joffrenogueirafilho
Dr. Joffre Nogueira Filho