Alimentação na amamentação
Na fase da amamentação a mãe tem uma necessidade maior de energia.
Após dar a luz, algumas mulheres levam, em média, os mesmos nove meses para perder os quilos adquiridos durante a gravidez. Porém, algumas emagrecem bastante já nos primeiros dias de vida do bebê, isso porque amamentam seus rebentos com um pouco mais de frequência, de acordo com o excesso de fome dos recém-nascidos.
Imediatamente após o parto, ocorre naturalmente a perda de peso, aproximadamente cinco quilos, pela saída do recém-nascido, placenta, líquido amniótico e sangue. Esta redução permanece por mais alguns dias, com a eliminação de líquidos retidos no organismo e normalização das funções intestinais.
Ao amamentar, a mulher produz o hormônio ocitocina, que provoca a contração do útero e estimula o retorno deste órgão ao tamanho normal. Além disso, o aleitamento consome até 700 calorias por dia, um gasto energético cerca de 30% a mais que o normal.
. Depois do primeiro mês do parto, é esperada uma perda de peso gradual de 1 quilo por mês.
O ideal é consumir proteínas magras, como aves, carnes e ovos. Se preferir peixe, dê preferência aos que contenham ômega 3, como salmão, atum e sardinha. Para absorver bem essas proteínas, deve investir em alimentos com vitamina B6, presentes em cereais integrais e verduras verde-escuras.
Cálcio também é importante, pois fortalece os ossos e dentes. É preciso consumir iogurte e leite desnatados; e não esquecer da vitamina C de frutas e legumes, que aumentam as defesas do organismo.
Dra. Flavia Nogueira de Leoni.