Ácidos graxos ômega 3 reduzem pequenos infartos cerebrais
Os acidos graxos omega 3 estão muito em evidencia e este trabalho fala muito bem da sua ingestão. Outros trabalhos mostram efeitos negativos com sua suplementação. Podemos utiliza-los como suplemento, mas com moderação. O melhor é a ingestão de peixes gordos.
De acordo com um estudo conjunto norte-americano e finlandês publicado no “Journal of the American Heart Association”
Para o estudo, 3.660 pessoas com 65 anos de idade ou mais foram submetidas a exames de imagem do cérebro para detectar os chamados infartos silenciosos do cérebro ou pequenas lesões cerebrais que podem causar a perda da capacidade de raciocínio e demência. Os exames foram repetidos após cinco anos em 2.313 dos participantes. Os pesquisadores descobriram que os infartos cerebrais silenciosos ocorreram em cerca de 20% dos idosos sem que tivessem apresentado qualquer sintomatologia.
Os autores descobriram que aqueles que tinham um conteúdo alto de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa ômega 3 no sangue apresentavam um risco cerca de 40% mais baixo de apresentar pequenos infartos cerebrais. Essas pessoas também apresentaram menos alteração na massa branca do cérebro.
O alto conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa ômega 3 no sangue é um marcador da alta ingestão de peixes gordurosos, de modo que os resultados desse estudo dão respaldo aos efeitos benéficos do consumo de peixe sobre a saúde cerebral, de acordo com os autores.