Ação após jardim de infância previne drogas durante a vida
Intervenção depois do jardim de infância pode ajudar a prevenir o abuso de drogas no decorrer da vida
Um programa de intervenção de dois anos para crianças problemáticas no jardim de infância poderia ajudar a prevenir o uso de substâncias na adolescência, de acordo com um novo estudo publicado no “British Journal of Psychiatry”.
Para o estudo, pesquisadores da Université de Montréal incluíram 88 meninos com comportamento destrutivo. Todos os meninos vieram de situações sócio econômicas desprivilegiadas e eram uma subamostra de uma coorte longitudinal de jardim de infância iniciada em 1984. Quarenta e seis meninos e seus pais participaram de um programa de intervenção de dois anos, quando tinham 7 a 9 anos de idade.
O programa incluiu o treinamento de habilidades sociais para os meninos na escola para reduzir sua impulsividade e comportamento antissocial, além do treinamento dos pais para ajudá-los a reconhecer comportamentos problemáticos em seus filhos e reforçar comportamentos adequados. Outros 42 meninos não foram submetidos a nenhuma intervenção e atuaram como grupo controle. Todos os meninos foram acompanhados até os 17 anos de idade, para avaliação do uso de drogas e álcool.
Os pesquisadores descobriram que o nível de uso de drogas e álcool na adolescência foi menor entre os meninos submetidos à intervenção. A redução no uso destas substâncias perdurou atém o fim da fase escolar quando o acompanhamento do estudo foi interrompido.
Importante sabermos que postura ativa em crianças “difíceis” pode melhorar o prognóstico em relação a drogas e álcool.