A felicidade nos faz mais saudáveis
A descoberta de que a felicidade e o bem estar afetam o corpo e a alma das pessoas não é nova.
Interessante artigo foi publicado na “Proceedings of the National Academy of Sciences”.
A felicidade nos faz mais saudáveis
A equipe, da Universidade da Califórnia, examinou amostras de sangue de 80 adultos saudáveis. Primeiramente, eles foram classificados quanto à fonte do bem-estar como oriundas de dar felicidades aos outros ou por um estado próprio de felicidade.
O estudo revelou que as pessoas com alto nível de bem-estar gerado por fazer o bem aos outros tiveram uma expressão de genes positiva nas células imunológicas. Elas tiveram níveis mais baixos de inflamação e produziram mais genes antivirais e de anticorpos. A situação entre as pessoas com alta felicidade sem que seja originada por fazer o bem foi completamente diferente. Eles tiveram uma expressão genética adversa associada a níveis de inflamação elevados e menos genes antivirais e de anticorpos.
Contudo, os dois grupos pareceram sentir-se igualmente bem. “Os dois pareceram ter o mesmo nível alto de emoção positiva. Mas seus genomas responderam de forma muito diferente apesar do estado emocional ser semelhantemente positivo”, disse Cole, o principal autor. O estudo demonstra que fazer o bem e sentir-se bem têm efeitos sobre o genoma, embora gerem emoções semelhantes.
Aparentemente, o nosso organismo é muito mais sensível a diferentes formas de alcançar a felicidade do que temos consciência.