500 mil casos de câncer por ano causados pela obesidade
De acordo com um estudo internacional, quase 3,6 por cento de todos os novos casos de câncer anualmente (em números absolutos, 481 mil) são provocados pela obesidade. Este fato tem maior importância nas populações mais desenvolvidas.
Usando dados de 184 países, os cientistas, estimaram que, em 2012, cerca de um quarto de todos os casos de câncer relacionados à obesidade (118 mil) poderiam ser atribuídos ao índice de massa corporal (IMC), que tem aumentado desde 1982 e, portanto, poderiam ter sido evitados.
A obesidade tem maior impacto em mulheres que em homens. Em 2012, 5,4 por cento dos novos casos de câncer em mulheres foram relacionados à obesidade, embora esse seja o caso apenas em 1,9 por cento em homens. Três quartos dos casos de câncer relacionados à obesidade em mulheres são câncer de mama pós-menopausa, cânceres de endométrio e colo retal. Em homens, os cânceres de cólon e rim contabilizaram mais de dois terços dessas doenças.
Nos países desenvolvidos, o problema é mais prevalente: oito por cento dos casos de câncer em mulheres e três por cento em homens são associados com a obesidade, comparado aos países em desenvolvimento com apenas 1,5 por cento dos cânceres em mulheres e 0,3 por cento em homens. A América do Norte contribuiu com quase um quarto de todos os casos mundiais de câncer relacionados à obesidade. Por outro lado, a menor prevalência é encontrada na África subsaariana. Na Europa, o problema é maior na Europa Oriental.
A prevalência global da obesidade em adultos dobrou desde 1980. Se esta tendência continuar, certamente impulsionará a carga futura de câncer, especialmente na América do Sul e na África do Norte, onde os maiores aumentos na taxa de obesidade foram observados nos últimos 30 anos, disseram os pesquisadores. 500 mil casos de câncer por ano causados pela obesidade como ficaremos com este aumento da obesidade em todo mundo. veja : https://www.drjoffre.com.br/causas-cerebrais-da-obesidade/