3 inflamações causadas pela obesidade

Mulher pesando-. a obesidade causa inflamação
3 inflamações causadas pela obesidade

3 inflamações causadas pelo excesso de peso

3 inflamações causadas pelo excesso de peso

A obesidade é uma das principais causas de inflamações. O excesso de peso causado por hábitos alimentares pouco saudáveis,  pode gerar várias doenças, como diabetes e também desencadear inflamações no organismo. Quanto maior é o IMC, maior é também a inflamação no corpo, pois o tecido adiposo de quem tem esse excesso apresenta muitas células ligadas a episódios de inflamação.

Com isso, há uma relação direta entre excesso de gordura corporal e inflamações, que podem causar dor, desconforto e até mesmo doenças bucais.

Neste post, vamos abordar sobre as diversas inflamações ocasionadas pelo excesso de peso e a relação entre esses dois fatores. Assim, você saberá melhor como se prevenir e o que fazer em caso de inflamações.

1. Inflamações nas articulações

A lesão nas articulações é muito comum e afeta muitas pessoas que apresentam sobrepeso. Pode ser provocada pela sobrecarga e também pela artrose, que é relacionada com a presença de inflamação no organismo

A gordura acumulada prejudica as articulações e causa dor, inchaço e rigidez. Além disso, leva a alterações na forma de andar da pessoa, o que sobrecarrega as articulações. Logo, exercícios que causam impacto, como corrida e caminhada devem ser evitados, pois aumentam a sobrecarga.

O ideal é fazer atividades na água, como a hidroginástica, que causa menos impacto. Para cuidar das articulações, é preciso perder peso, e, por isso, deve-se procurar um médico, que saberá quais os procedimentos serão necessários para auxiliar nessa perda.

2.Obesidade causa inflamação – Inflamações na boca

Muitos estudos associam o sobrepeso ao surgimento de problemas dentais, como inflamações na gengiva. Isso ocorre porque o excesso de peso deixa a imunidade mais baixa se comparada com quem tem o peso normal.

As células de gordura do corpo produzem substâncias que causam processos inflamatórios e, com as defesas do organismo reduzidas, surgem alterações, como a gengivite e a periodontite. Caso a pessoa tenha diabetes, é preciso ter cuidado dobrado, pois se a doença não estiver controlada, há maior incidência de problemas bucais.

A mastigação também pode ser afetada pelo excesso de peso. Isso porque, em geral, pessoas acima do ideal possuem o hábito de engolir os alimentos em grandes porções, sem triturá-los direito com os dentes. Logo, a mastigação inadequada pode levar a problemas articulares na face. Portanto, é importante reduzir as porções e mastigar o alimento o máximo possível.

3. Inflamações no cérebro – causada pela obesidade!

A ingestão de comida gordurosa e o sobrepeso podem mudar as características do hipotálamo, uma região do encéfalo que regula as sensações de fome e sede.

O cérebro de pessoas acima do peso ideal apresenta danos nos neurônios próximos ao hipotálamo por conta de inflamações, que são provocadas por dietas gordurosas. Assim, a gordura pode causar problemas no cérebro em até 24 horas após a sua ingestão.

Existem estudos que demonstram também que o excesso de gordura corporal e um IMC acima do normal podem afetar negativamente o funcionamento do cérebro em pessoas acima dos 50 anos. Quanto maior a massa corporal, maior o declínio cognitivo por meio da inflamação sistêmica no corpo.

Por isso, é fundamental manter hábitos alimentares saudáveis, e sempre consultar um médico especializado. Se você está com um excesso de peso e suspeita que possua alguma das inflamações mencionadas acima, consulte um endocrinologista.

O médico saberá quais cuidados você deve ter na hora de perder peso, além de realizar exames específicos que possam detectar se você possui alguma inflamação. No mais, pratique exercícios físicos regularmente, se alimente bem, evite a ingestão de alimentos gordurosos e beba muita água.

4. Inflamação pulmonar – causada pela obesidade

A Asma é uma doença inflamatória e há um tipo desta patologia que praticamente só está presente quando o paciente é portador de obesidade. Sabemos, hoje , que as células gordurosas  liberam uma citocina ( tipo de hormônio) inflamatória que faz os brônquios se contraírem, desencadeando a asma.

Gostou deste post sobre excesso de peso e quer ficar por dentro de todas as novidades? Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, nosso conteúdo diretamente em seu e-mail! 

Dr. Joffre Nogueira Filho – 3885 5066

www.drjoffre.com.br

Al Lorena 638 cj 91, jdim Paulista

11 3885 5066 e 11 99383 7780

@clinicadrjoffrenogueira

facebook.com/clinicadrjoffrenogueira

Youtube .com/joffrenogueirafilho

 

Recomendado para impedir a perda proteica durante dietas: Encontrei na amazon e gostei\:

Whey protein baunilha

https://amzn.to/3E3YMye

Kit para musculação até 20 kg

https://amzn.to/3UIQjXe

 

 

Receba artigos em sua caixa postal!

Esteja atualizado toda vez que publicarmos um novo artigo 😎

Não fazemos spam! Leia nossa [link]política de privacidade[/link] para mais informações.

Marque sua consulta


Por que não perco peso mesmo comendo pouco?

Clique para descobrir

Sobre o Autor

Deixe um comentário

Receba artigos no seu email

Assine nossa Newsletter

E seja notificado sobre novos artigos

Porque não perco peso mesmo comendo pouco?

BAIXE O EBOOK GRÁTIS

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH